ENTRETENIMENTO
ELON MUSK NÃO COMPROU CNN; PIADA FOI PUBLICADA POR SITE HUMORÍSTICO

O que dizem os posts"URGENTE: Elon Musk Compra a CNN e Promete Reformar os Meios de Comunicação", diz o título de uma das postagens. Abaixo, há uma imagem da logomarca da CNN ao lado de uma foto de Musk.

 

Outra publicação traz a seguinte mensagem: "URGENTE: Elon Musk compra a CNN e manipulação deve chegar ao fim". Uma foto de Musk completa o post. Nos comentários as pessoas pareciam acreditar na informação.

 

Por que é falsoInformação foi publicada por site humorístico. Em busca no Google pelos termos em inglês "Elon Musk CNN buy" (aqui), o UOL Confere chegou à publicação original, feita pelo site SpaceXMania em 18 de outubro (aqui, em inglês). É possível encontrá-la na categoria de "Sátiras" (aqui, em inglês). A página, composta por redatores e editores baseados em Nova York, descreve sua missão de forma bem-humorada: "Trazer a você as mais frescas notícias falsas, algumas análises  irreverentes e uma boa dose de sátira, tudo reunido em uma mistura doida que orbita Elon Musk e tudo o que é viral" (aqui, em inglês).

 

CNN negou que esteja à venda. Em nota ao UOL Confere, a emissora norte-americana afirmou "não haver verdade nos rumores sobre uma venda ou uma mudança de propriedade". "Quaisquer afirmações que dizem o contrário são absolutamente falsas»

 

Musk, CNN e imprensa profissional não mencionaram negociação. Em pesquisas nas redes sociais de Elon Musk (aqui) e da CNN (aqui), não há qualquer referência sobre um possível interesse do milionário em comprar a emissora. Também não há qualquer menção na imprensa profissional sobre o assunto, como mostra uma busca no Google com os termos em inglês "Elon Musk CNN acquisition" (aqui). Os resultados apontam para outras checagens desmentindo a informação (aqui e aqui, em inglês)

Javier Milei caiu em pegadinha e espalhou desinformação. O presidente da Argentina não só acreditou que a história fosse verdadeira como propagou a notícia falsa. 

 

Em discurso na última quinta (7), ele disse que as ações de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, seriam "melhor noticiadas" após Musk comprar a emissora (aqui).

 

Por: https://noticias.uol.com.br/

Fotos
Publicado por Correio do Maranhão