ENTRETENIMENTO
Empresário quer fundar companhia aérea no Maranhão para criar ponte aérea Imperatriz/Balsas e mais cinco rotas regulares

O empresário Mário Júnior, proprietário da agência de viagens Sonhos Turismo, único que vem oferecendo de forma regular voos panorâmicos de helicóptero em São Luís, Alcântara, Tutóia, Lençóis Maranhenses e em breve Chapada das Mesas, além de táxi aéreo, está preparando um grande anúncio para o mercado de turismo de negócio e lazer do Maranhão, que terá impacto no Norte e Nordeste. A sua agência de viagens vem negociando para se transformar em uma companhia aérea regional – Sonhos Tour – e oferecer voos ligando Imperatriz a seis destinos, dentre eles, criando a ponte aérea com Balsas.

De acordo com Mário Júnior, o estudo de viabilidade econômica está em estágio avançado e em breve, ele iniciará os trâmites em busca das autorizações da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil – para iniciar a comercialização de voos ligando Imperatriz e Balsas, e mais cinco cidades.

 

O empresário relata que atualmente já existe um grande tráfego de empresários que voam de Balsas até Imperatriz, porém os custos são elevados, pois existe a necessidade de fazer o regresso das aeronaves para o local de origem para não pagar taxa de aluguel no Aeroporto Prefeito Renato Moreira em Imperatriz.

A ligação de carro entre as duas cidades, leva até 5 horas e meia, em um trajeto de quase 390 km, sendo percorrido na BR-230, a famosa TransAmazônica e um curto trecho na BR-010, Belém-Brasília. De avião, esse tempo cai para pouco mais de 30 minutos, por isso a grande preferência por voos entre as duas cidades.

O Aeroporto de Balsas é o que está na maior altitude dentre aqueles que estão em situação regular com a ANAC no estado, conta com uma pista de 1300 metros de extensão e 30 metros de largura. Atualmente é considerado o segundo mais movimentado em aeronaves de pequenos portes (monomotores, bi-motores) do Maranhão. Utilizado por empresários, voos fretados, bancos e aviação agrícola.

Mário Júnior revela que os voos devem acontecer em aeronave Embraer Brasília 120 com capacidade de 30 passageiros e mais 4 tripulantes. O preço médio ainda será estipulado, mas para um provável trecho entre Imperatriz e São Luís, o valor ficaria entre R$700 e R$800 por passageiro.

A ideia é fazer do Aeroporto Renato Moreira, a base para ligação de Imperatriz com Balsas, São Luís, Barreirinhas, Belém, Teresina e Floriano (PI). Atualmente, apenas três voos diários estão disponíveis partindo da segunda maior cidade do Maranhão, dois da LATAM ligando a região tocantina a Brasília e Guarulhos, e um pela Azul em direção a São Luís.

Mário Júnior não esconde também o desejo de em breve, iniciar operações semelhantes a ponte áerea que deseja criar entre Imperatriz e Balsas, para São Luís e a Baixada Maranhense e os Lençóis Maranhenses, que atualmente só é feita no modelo de táxi aéreo ou em um voo comercial da Azul em uma aeronave que só cabem sete pessoas.

Voos panorâmicos e táxi aéreo

Enquanto não sai a companhia Sonhos Tour que fará voos regulares, Mário Júnior inicia a alta temporada dos Lençóis Maranhenses com voos panorâmicos e táxi aéreo partindo de São Luís para Santo Amaro, Barreirinhas e Tutóia. Estes passeios são operados em um Robinson Jet 66 com capacidade para 4 pessoas mais o piloto e Beljet Ranger com capacidade para três passageiros e mais um piloto.

 

Por: https://diegoemir.com/

Fotos
Publicado por Correio do Maranhão