Home TECNOLOGIA Astronautas da Crew-3 aterrissam nesta sexta após missão de 6 meses

Astronautas da Crew-3 aterrissam nesta sexta após missão de 6 meses

por Correio do Maranhão
0 commentar

Os quatros tripulantes da missão Crew-3 retornaram à Terra na madrugada desta sexta-feira (6) após uma estadia de quase seis meses na Estação Espacial Internacional. A equipe era formada por três astronautas da Nasa e um colega da Agência Espacial Europeia (ESA).

A cápsula Crew Dragon, chamada de Endurance, desceu de paraquedas no Golfo do México às 1h43 no horário de Brasília depois de um voo de mais de 23h. O desembarque, na costa de Tampa, Flórida, sinalizou o fim da terceira missão de longa duração lançada pela Space-X, 176 dias após o início.

“Obrigado por nos deixar levar a Endurance em sua viagem de retorno. Estou ansioso para assistir a muitos outros voos da Endurance no futuro. Foi um ótimo passeio”, Chari falou por rádio para o controle da missão da SpaceX em Hawthorne, Califórnia, momentos depois de aterrissar.

Uma frota de embarcações da SpaceX estava pronta para encontrar a cápsula e trazê-la e a tripulação a bordo do “Shannon”, um navio de recuperação com o nome do astronauta da Crew-1 Shannon Walker.

De lá, após os exames médicos iniciais, Raja Chari, Tom Marshburn e Kayla Barron e Matthias Maurer (ESA) seriam levados de helicóptero de volta à costa antes de retornar ao Centro Espacial Johnson em Houston.

O que Crew-3 fez no espaço?

A equipe da Crew-3 começou sua jornada rumo à estação espacial ISS em 10 de novembro de 2021. Ela ajudou a realizar centenas de experimentos científicos, incluindo a testagem de novos métodos para cultivar algodão que seja resistente à seca e também imprimir bandagens feitas de células da pele.

O alemão Maurer também realizou a missão “Cosmic Kiss” da ESA. Trata-se de um conjunto de 35 experimentos que vão da saúde humana à ciência dos materiais, com o objetivo de melhorar a vida na Terra e o futuro da exploração espacial.

“A Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Alemã prepararam grande parte do complemento científico que consegui executar aqui”, disse Maurer antes de deixar a estação espacial. “É o fim da missão de seis meses, mas acho que o sonho espacial continua vivo.”

Todos os quatro astronautas da Crew-3 realizaram caminhadas espaciais para atender a estação espacial e prepará-la para a adição de painéis solares atualizados.

“Tem sido uma experiência espetacular”, disse Barron. “Tivemos muita sorte de ver toda a gama de operações operacionais e científicas aqui, e mal posso esperar para contribuir com todas as coisas incríveis que a Nasa está fazendo ao lado de nossos parceiros internacionais com o retorno à lua como parte de Artemis.”

Como fica a Estação Espacial?

Com o retorno da tripulação da Crew-3, a estação espacial abriga agora a tripulação 67 composta por sete profissionais:

  • Os astronautas da Nasa: Kjell Lindgren, Bob Hines e Jessica Watkins
  • Os cosmonautas da Roscosmos: Oleg Artemyev, Denis Matveev e Sergey Korsakov
  • A astronauta da ESA: Samantha Cristoforetti

“Quase seis meses atrás, viemos aqui na Endurance, a viagem inaugural de uma cápsula SpaceX, e foi um ótimo passeio e estamos ansiosos para voltar à Terra e ver amigos e familiares”, disse Chari durante uma breve cerimônia de despedida realizada na estação espacial na quarta-feira. “É emocionante com a [tripulação da] Crew-4 aqui, mas também um pouco agridoce saber que eles estão aqui significa que é hora de passarmos a tocha e voltarmos para a Terra.”

Durante o mesmo evento, Marshburn passou o comando da Expedição 67 para Artemyev.

“Oleg, você é um cosmonauta muito forte e experiente. Sei que deixaremos a estação espacial em boas mãos com você”, disse Marshburn.

Por: olhardigital.com.br

Related Articles

Deixe um Commentario