Home ESPORTE Lenda do futebol feminino, Formiga eterniza pés na calçada da fama do Mineirão

Lenda do futebol feminino, Formiga eterniza pés na calçada da fama do Mineirão

por Correio do Maranhão
0 commentar

Aos 44 anos, volante disputou sete Copas do Mundo e é a primeira mulher a cravar a marca no Gigante da Pampulha

Lenda na história do futebol brasileiro e mundial, Formiga marcou o nome também na história do palco esportivo mais imponente de Minas Gerais. Nesta terça-feira, a volante teve os pés eternizados em uma placa que será peça do Museu do Futebol do Mineirão. É a primeira mulher a ser homenageada pelo Gigante da Pampulha em 56 anos.

Baiana de Salvador, Miraildes Maciel Mota é a atleta que mais vestiu a camisa da Seleção Brasileira, entre homens e mulheres. Coleciona medalhas olímpicas, de Copa do Mundo, Copa América e Pan-Americanos em 234 jogos com a Amarelinha. Mesmo assim, se disse surpresa com a reverência.

– Feliz e ao mesmo tempo surpresa por essa homenagem. Todos sabem a minha luta no futebol feminino. Espero que essa realidade possa mudar. Que o Mineirão possa receber mais torcedores para ver o futebol feminino. Sei que isso (homenagem) vai servir para outros estádios apoiarem – disse.

Além de marcar os pés na calçada da fama do Gigante da Pampulha, Formiga também foi convidada pela administração do estádio para um jogo de despedida – ainda sem data para acontecer.

– Estou emocionada, com a voz embargada. Mas gostaria de falar que você é gigante. Dizer também que o Mineirão está sempre à sua disposição, porque você é gigante – ressaltou Bruna Drumond, gerente de negócios do estádio.

Formiga se aposentou da Seleção em novembro, na goleada de 6 a 1 contra a Índia. Foram 26 anos de serviços prestados à Amarelinha. A volante somou 152 vitórias, 35 empates, 47 derrotas e 37 gols pelo Brasil. Disputou as Copas de 1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019. Em Olimpíadas, esteve em Atlanta-1996, Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020 (realizada em 2021).

– Sonhos eu tenho muitos, jamais vou deixar de sonhar. Gostaria de ter ganhado a medalha de ouro ou o título mundial. Jogando não alcancei, mas quem sabe de outra forma.

Atualmente no São Paulo, Formiga esteve em campo há menos de um dia. Ela foi titular na vitória por 3 a 1 sobre o Real Brasília, pela 2ª rodada do Brasileirão Feminino. O Tricolor está em terceiro na competição, com 4 pontos.

Por: globo.com

Related Articles

Deixe um Commentario