Home HUMOR Quem é Zelensky, que foi de comediante a presidente da Ucrânia em guerra em menos de 5 anos

Quem é Zelensky, que foi de comediante a presidente da Ucrânia em guerra em menos de 5 anos

por Correio do Maranhão
0 commentar

De formação no campo do direito e atuação como humorista, presidente ucraniano enfrenta, em sua primeira experiência política, a maior crise diplomática da Europa das últimas décadas.

Entre os protagonistas das relações diplomáticas no mundo, líderes das principais nações do mundo, como o presidente russo, Vladimir Putin, ou o americano, Joe Biden, sobrou para o chefe de estado ucraniano um papel ingrato. Volodymyr Zelensky, que até 2018 era apenas um humorista de sucesso na TV e no cinema do país, se viu no meio de um filme de guerra sem roteiro.

A formação de Zelensky é em direito, no ano 2000, mas ele sempre se dedicou muito mais ao humor: ainda durante a faculdade, participava de grupos de comédia de improvisação e participava de game shows na TV. Cresceu no ramo do humor criando sua própria produtora e se tornou popular no país. Fechou contrato com o canal de TV 1+1, que pertence a Igor Kolomoysky, dono também do maior banco ucraniano e um dos homens mais ricos e controversos do país.

Além disso, Kolomoysky não se dá nada bem com Putin, a quem se refere como “baixinho, esquizofrênico e incapaz”. Ele tem uma milícia armada que luta principalmente contra rebeldes russos.

Enquanto Zelensky fazia cada vez mais sucesso, Kolomoysky se tornava alvo do governo, principalmente do presidente Petro Poroshenko, eleito em 2014 após a queda de Viktor Yanukoyvich. Foi nesse contexto que o humorista passou a estrelar uma nova série de TV, Servo do Povo, onde ele interpreta um sujeito comum, professor de história, que se revolta contra o governo e acaba eleito presidente, num símbolo de luta contra a “velha política”.

Só que no último dia de 2018, ficção e realidade começaram a se misturar: Zelensky anunciou que concorreria ao cargo de presidente da Ucrânia, assim como seu personagem. Para além disso, o nome de seu partido seria o mesmo do programa de TV: Servo do Povo. O episódio final da série foi ao ar 3 dias antes do pleito, e antecedeu uma vitória histórica de Zelensky com 73% dos votos, no segundo turno, contra Poroshenko, candidato favorito de Putin.

Apesar da desconfiança inicial, principalmente por sua inexperiência política, Volodymyr Zelensky tem sido visto como uma força capaz de unir e resistir contra as invasões russas. Embora este conflito não estivesse no roteiro, Zelensky demonstrou que não está disposto a encarar a guerra como o episódio final de uma série.

Por: https://g1.globo.com/

Related Articles

Deixe um Commentario