Home ESPORTE Rafaela Silva é campeã do Grand Prix de judô de Portugal

Rafaela Silva é campeã do Grand Prix de judô de Portugal

por Correio do Maranhão
0 commentar

Campeã olímpica leva o ouro pelo Circuito Mundial pela primeira vez desde a suspensão por doping; Sarah Menezes fez sua estreia como treinadora da seleção feminina

Rafaela Silva voltou ao pódio do Circuito Mundial. Depois de quase dois anos e uma suspensão por doping que a tirou das Olimpíadas de Tóquio, a campeã olímpica da Rio 2016 conquistou a medalha de ouro na categoria leve (57kg) do Grand Prix de Almada, em Portugal. Esta é a primeira competição da temporada 2022 com as novas regras da FIJ em vigência. Também foi a estreia da campeã olímpica em Londres 2012 Sarah Menezes como técnica da seleção feminina.

Foi a segunda competição de Rafaela no Circuito Mundial desde o fim da suspensão. Em novembro do ano passado, ela parou na primeira rodada do Grand Slam de Baku, no Azerbaijão. Desta vez a carioca arrancou quatro vitórias para ficar com o título. Na final, passou pela holandesa Pleuni Cornelisse com um belo ippon.

Nesta sexta, Rafaela só precisou de 34 segundos para encaixar um ippon na suíça Evelyne Tschopp na estreia. Nas quartas de final, venceu a tcheca Vera Zemanova com um waza-ari no golden score. Ela também passou pela sul-coreana Park Eunsong com um waza-ari no golden score durante a semifinal.

Por causa do período longe do Circuito Mundial, Rafaela Silva entrou no Grand Prix de Almada apenas na 175ª posição do ranking. Ela vai dar um grande salto com os 700 pontos conquistados em Portugal. No início de fevereiro a campeã olímpica volta a competir no Grand Slam de Paris, na França. A competição vale 1000 pontos para o campeão.

Outros quatro brasileiros também entraram em ação nesta sexta. Amanda Lima fez sua primeira competição no Circuito Mundial aos 22 anos e parou na repescagem da categoria ligeiro (48kg) diante da holandesa Amber Gersjes, ficando na sétima posição, com duas vitórias e duas derrotas. Yasmin Lima parou nas oitavas de final diante da belga Amber Ryheul, acabando com uma vitória e uma derrota no meio-leve (52kg). Jéssica Lima (57kg) e Allan Kuwabara não passaram pela luta de estreia.

Mais nove brasileiros entram em ação no GP de Almada no fim de semana. Veja a lista:

Sábado
73kg – Julio Cesar Koda e Daniel Cargnin
81kg – Guilherme Schimidt
63kg – Alexia Castilhos
70kg – Maria Portela

Domingo
90kg – Rafael Macedo
100kg – Rafael Buzacarini
+100kg – Juscelino Nascimento
78kg – Beatriz Freitas

Por: ge.globo.com

Related Articles

Deixe um Commentario