Home Piaui Em Oeiras, vice-governadora comemora adesão do Piauí à independência

Em Oeiras, vice-governadora comemora adesão do Piauí à independência

por Correio do Maranhão
0 commentar

Na primeira capital do Estado, Regina Sousa ainda inaugurou a Escola Familiar Agrícola

A vice-governadora Regina Sousa esteve nesta segunda-feira (24) participando das atividades alusivas ao 199º Aniversário da Adesão do Piauí à Independência do Brasil, no município de Oeiras, primeira capital do Piauí.

O dia começou com hasteamento de bandeiras e desfile militar no Paço Municipal, aposição de corbelha de flores no busto de Manoel de Sousa Martins – “Visconde da Parnaíba”. Houve também um culto em Ação de Graças na Primeira Igreja Batista e a missa em Ação de Graças na Catedral de Nossa Senhora da Vitória. Logo em seguida aconteceu a solenidade de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, que homenageou homens e mulheres da atualidade que têm serviços prestados ao estado, nas mais diversas áreas.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Marçal, foi um dos agraciados com o Mérito Renascença e dedicou a honraria à toda equipe que compõe a Semar. “Esse reconhecimento não é apenas pessoal. Mostra o trabalho em equipe da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para com o Estado do Piauí, visando a preservação ambiental e gestão do meio ambiente conciliado com desenvolvimento econômico”, dedicou a honraria.

Regina Sousa destacou a importância de todos os anos celebrar o 24 de janeiro, que é uma data histórica para o Piauí e para o Brasil. “O motivo dessa festividade é a adesão do Piauí à independência do Brasil. Oeiras é um berço da história do Piauí e tem todo seu contexto histórico. Os livros precisam contar o que aconteceu aqui. É uma história que somente os historiadores desse século começaram a pesquisar. Antes a história era oral, mas já começou a ser escrita e deve ser cada vez mais contada.  Aproveito para parabenizar todos os homens e mulheres que nesta data também foram condecorados”, disse.

Inauguração de Sala na EFA de Oeiras

Ainda em sua passagem pelo município de Oeiras, a vice-governadora Regina Sousa participou da inauguração de uma sala na Escola Família Agrícola (EFA) Dom Edilberto. A sala que é um parceria entre a Emater e a Seduc foi reformada, ampliada e  equipada com computadores, internet e área de apoio para estudantes.

Na oportunidade o secretário de educação, Ellen Gera, ressaltou a importância das EFAS para a rede de ensino.  “Nas EFAS o ensino médio é associado com a educação profissional e tem ligação com o campo. Os estudantes vêm para escola em regime de alternância, onde eles aprendem a parte teórica e depois voltam para as suas comunidades e implementam aquilo que aprenderam aqui. Uma forma de potencializar ainda mais a riqueza na região dessas pessoas. Garantir que o cidadão do campo possa ter seu aprendizado na escola pública estadual e possa levar desenvolvimento para a sua região”, afirmou o secretário.

“A perspectivas dos alunos é de poderem levar conhecimento técnico para as famílias rurais, que é de onde eles vieram. É levar esse conhecimento que receberam ou que estão recebendo até lá”, disse o coordenador da escola, Padre João.

Por: www.pi.gov.br/noticias

Related Articles

Deixe um Commentario