Home MaranhãoMARANHÃO Ômicron: Estudo preliminar aponta que variante causa mais reinfecções de covid-19

Ômicron: Estudo preliminar aponta que variante causa mais reinfecções de covid-19

por Correio do Maranhão
0 commentar

Cientistas na África do Sul identificaram um aumento no número de pessoas que voltaram a pegar doença causada pelo novo coronavírus.

Um estudo produzido por cientistas da África do Sul apontou que a variante Ômicron do coronavírus pode “escapar” de parte da imunidade adquirida por pessoas que já tiveram covid-19. Os pesquisadores detectaram um aumento no número de pessoas que pegaram a doença mais de uma vez.

A pesquisa é uma análise rápida e não definitiva, mas reforça a preocupação em torno do alto número de mutações que essa nova variante possui.

Tampouco está claro, por enquanto, como essa potencial descoberta afeta a proteção adquirida por meio de vacinas.

Uma semana depois de a nova variante ganhar o nome de Ômicron, o mundo ainda está tentando entender a dimensão dessa nova ameaça. Mas, agora, um complexo quebra-cabeça está começando a ser montado.

Já sabemos que a variante passou por várias mutações, e as autoridades na África do Sul alertaram que ela está causando um aumento nos casos no país.

A última peça desse quebra-cabeça é entender qual é a probabilidade de alguém que já teve covid-19 de pegar a Ômicron.

Casos de infecção pela variante já foram detectados em mais de 30 países, incluindo o Brasil.

Cientistas analisaram quase 36 mil suspeitas de reinfecção na África do Sul para procurar mudanças nas taxas de reinfecção (quem pega duas vezes ou mais) durante a pandemia.

Por: James Gallagher – Repórter da Saúde e Ciência da BBC

Related Articles

Deixe um Commentario