Home TECNOLOGIA iOS 15.2 implementará histórico de reparos nos iPhones

iOS 15.2 implementará histórico de reparos nos iPhones

por Correio do Maranhão
0 commentar

Nesta semana, a Apple liberou uma versão prévia do iOS 15.2 para desenvolvedores revelando um conjunto interessante de novidades. Entre elas, destaca-se um recurso que favorece o chamado “Direito de Reparo”, movimento que busca promover mais independência no conserto e gerenciamento de dispositivos eletrônicos para usuários mais experientes.

A novidade em questão trata-se de um histórico de reparos nativo para os iPhones, que disponibilizará mais informações sobre os componentes internos de seus dispositivos. O recurso expande as funcionalidades existentes sobre o tema, já que anteriormente eram apenas capazes de avaliar a genuinidade de baterias ou telas instaladas.

Com a mudança, os usuários poderão conferir essas informações em uma seção dedicada nas configurações do celular, revelando não só a genuinidade das peças modificadas, como também a data de sua instalação. Assim que o iOS 15.2 for instalado, será possível acessar a novidade através do caminho “Configurações > Geral > Sobre > Histórico de Peças e Serviços”.

Nesse contexto, vale ressaltar que a atualização não importunará os usuários caso uma peça “de segunda linha” seja identificada, ao contrário do encontrado nas primeiras versões do iOS 15. Confira:

Vantagem para os consumidores

O novo recurso, junto do “kit caseiro de reparos”, sugere que a Apple pode estar mudando seu pensamento sobre a reparabilidade de seus dispositivos. A empresa foi criticada após dificultar desnecessariamente o conserto das telas do iPhone 13, abrindo um perigoso precedente para o mercado independente de assistências autorizadas.

Por outro lado, a mudança no iOS 15.2 pode ter um impacto significativo no mercado secundário de dispositivos da Apple, já que dificulta o “disfarce” de unidades modificadas e com peças de baixa qualidade — algo, todavia, benéfico para o usuário final.

Por: Adriano Camacho

Related Articles

Deixe um Commentario