Home RURAL Um novo instrumento para ajudar a manter o parreiral livre de pragas e reduzir as perdas

Um novo instrumento para ajudar a manter o parreiral livre de pragas e reduzir as perdas

por Correio do Maranhão
0 commentar

Novo sistema é chamado de Crops – Sistema de Monitoramento de Doenças. São ferramentas de apoio à gestão do parreiral, prevendo e diagnosticando distúrbios, orientando a tomada de decisão e minimizando perdas. O sistema realiza o monitoramento e alerta os usuários sobre o momento de maior favorabilidade à ocorrência de míldio no parreiral, além disso tem um aplicativo que auxilia no rápido diagnóstico de pragas, doenças e distúrbios da videira e opera sem necessidade de internet, o aplicativo Uzum Uva, e o Crops foram lançados pela Embrapa Uva e Vinho, este mês.

Adeliano Cargnin, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, explica que os novos sistemas visam auxiliar os produtores na tomada de decisão, servindo como um apoio técnico para a identificação de distúrbios, pragas e doenças nos vinhedos e definir o momento certo para realizar o seu tratamento. “Cada vez mais estamos investindo e apoiando tecnologias em busca da agricultura digital, que auxiliem no dia a dia da propriedade, minimizando despesas e garantindo a produção”, complementa.

Quanto ao desenvolvimento do aplicativo Uzum Uva, Cargnin comenta que ele foi liderado pelo pesquisador Flávio Bello Fialho, mas que sem a colaboração da equipe de pesquisadores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, e do grupo de pesquisa da própria Embrapa Uva e Vinho, não teria sido possível o seu desenvolvimento. “Os especialistas abasteceram o sistema com o conhecimento técnico para fazer com que a inteligência artificial funcione e forneça respostas eficientes para os usuários”, complementou.

Por: Nordeste Rural

Related Articles

Deixe um Commentario