Home RURAL Dicas para você escolher bem o melão quando for fazer a feira

Dicas para você escolher bem o melão quando for fazer a feira

por Correio do Maranhão
0 commentar

O melão amarelo é o tipo mais comum encontrado no mercado brasileiro, embora existam outras variedades com tamanho, formato, sabor e até cor da casca e da polpa bem diferentes. Quando o melão é colhido verde, seu sabor e aroma ficam prejudicados, por isso, é importante saber identificar os frutos que estão mais maduros e, como consequência, mais doces também.

Avalie se o melão está maduro com base apenas na aparência é um desafio até mesmo para os compradores mais experientes. Por isso, na falta de uma dica infalível para escolher o melhor melão, vale prestar atenção aos itens para aumentar as chances de escolher um fruto doce: a casca deve apresentar uma coloração amarela bem forte, sem esverdeadas; O fruto deve estar bem firme e pesado, sem áreas amolecidas e escuras.

O melão amarelo deve pesar, em média, entre um quilo e meio e dois quilos. Quando ele está maduro, com uma polpa adocicada, o fruto apresenta um aroma suave e agradável. Depois de cumprir a tarefa de escolher um melão doce, vem outra dúvida: como se deve armazenar o melão em casa? O melão inteiro pode ser mantido por vários dias em fresco local e ao abrigo da insolação direta, mas depois que for cortado, a parte que não foi consumida deve ser guardada na geladeira.

Os pedaços ou as fatias devem ser colhidos em uma vasilha de plástico ou de vidro com tampa. De preferência, manter a parte restante com uma casca e as sementes porque isso ajuda a evitar o ressecamento da polpa.

Se um melão inteiro para muito grande para o consumo da família, não tem problema porque ele pode ser congelado em pedaços, em porções individuais, para o preparo de sucos. Basta congelar diretamente em embalagens plásticas e, na hora do consumo, bater os pedaços congelados no liquidificador com água. Mas atenção! O tempo de conservação do melão congelado é de quatro a seis meses.

Por: Nordeste Rural

Related Articles

Deixe um Commentario