STU vai contar com grandes nomes do skate mundial no 1º evento no Brasil após os Jogos Olímpicos
O Rio de Janeiro vai receber o 1º grande evento de skate no país após os Jogos Olímpicos de Tóquio: o STU Open. O evento vai contar com grandes nomes do skate mundial, incluindo os medalhistas olímpicos Pedro Barros e Rayssa Leal, além da atual campeã mundial de skate street Pâmela Rosa.
O evento
O STU vai contar com eventos para a modalidade street e park, as duas que fizeram parte do programa olímpico. As duas categorias terão baterias femininas e masculinas passando por eliminatórias, semifinais e final.
No street, os skatistas fazem, a cada fase, duas voltas e três manobras. A nota é composta pelas três melhores pontuações. Cada volta dura 45 segundos.
Já no park, nas eliminatórias e semifinais serão três voltas para cada skatista com apenas um descarte. Na final, serão quatro voltas de 45 segundos e dois descartes.
Os grandes nomes brasileiros
O skate brasileiro vai ser protagonista do STU. O Brasil vai levar grandes nomes para a competição. Entre campeões mundiais, medalhistas olímpicos e referências no esporte, o país estará bem representado.
Entres os principais destaques no skate park masculino estão: Pedro Barros, medalhista de prata nos Jogos de Tóquio, e Luiz Francisco, que quase beliscou o bronze. Além dos dois, Pedro Quintas, que também foi para Tóquio, vai estar nas pistas. E as três representantes do Brasil no park feminino das Olimpíadas: Dora Varela, Yndiara Asp e Isadora Pacheco.
No street, Rayssa Leal, prata olímpica, e Pâmela Rosa, atual campeã mundial, competem ao lado de Gabriela Mazetto. Entre os homens, o vice campeão mundial Lucas Rabelo promete dominar as pistas. O veterano Luan Oliveira também estará competindo no evento.
Ausências importantes
Alguns dos principais nomes do skate brasileiro, no entanto, optaram por ficar fora do torneio. A lenda do skate street Letícia Bufoni preferiu não competir e encerrar seu ano de 2021 na segunda etapa do Mundial de Skate Street. Mas Letícia vai ser presença certa na arquibancada, torcendo por Rayssa Leal e seu companheiros. Kelvin Hoefler, medalhista de prata, e Felipe Gustavo, que também foi aos Jogos Olímpicos, decidiram permanecer nos Estados Unidos, onde moram.
Nomes internacionais de peso
O francês Edy Damestoy será um dos destaques a competir no skate park. A categoria também vai contar com o italiano, que disputou as Olimpíadas, Ivan Federico.
A maior quantidade de “gringos” vem dos Estados Unidos. O atual 11º melhor do mundo Alex Sorgente, o 6º melhor do mundo Thomas Schaar e o 14º melhor do mundo Liam Cloud participam do evento.
Além do evento oficial
O STU não vai ficar apenas entre os profissionais. O evento inseriu uma competição de paraskate, no domingo. A competição contará com referências na modalidade, como Vinicios Sardi e Felipe Nunes.
Além disso o STU também promoveu um concurso onde skatistas que não são profissionais poderão competir: o STU On Tour. Através de vídeos na internet, a organização do STU escolheu os competidores para disputarem nas pistas. Essa etapa acontece no primeiro dia de evento e vai coroar o melhor skatista do street e do park nas categorias femininas e masculinas.
Por: ge