Home RURAL O cultivo de cebola no estado de Pernambuco gera mais de 7 mil empregos

O cultivo de cebola no estado de Pernambuco gera mais de 7 mil empregos

por Correio do Maranhão
0 commentar

A cebola é uma das principais culturas agrícolas em Pernambuco. Juntamente com o tomate promove a oferta de cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos. A produção anual pode atingir mais de 90 mil toneladas e gerar receita de quase 30 milhões de reais. A área de plantio da cebola no estado ocorre no submédio São Francisco, entre os municípios de Petrolândia e Petrolina.

Os produtores do nordeste cultivam a cebola praticamente o ano todo mas segundo os técnicos do IPA a melhor época de plantio é entre janeiro e março. Os melhores resultados são obtidos quando a semeadura é feita em solos de textura média, conhecidos como areno-argiloso ou argilo-arenoso, além daqueles ricos em matéria orgânica.

No nordeste as variedade mais usadas pelos produtores são a de coloração amarela, ou seja, as cultivares valeouro IPA-11, pêra IPA-4, texas grano 502 PRR, granex 429 e alfa tropical. Para a de coloração roxa, a semente mais usada é a IPA-10. Para plantar um hectare é necessário aproximadamente três quilos de sementes.

Os técnicos orientam que a cebola deve ser cultivada através de semeadura e transplante, semeadura direta ou plantio de pequenos bulbinhos. No nordeste, o método mais usado é o da semeadura em canteiros especiais chamados de sementeiras. Depois de situado, as mudas são transplantadas para um local definitivo.

Por: Nordeste Rural

Related Articles

Deixe um Commentario