Home RURAL Cuidados com as plantações de coqueiros para evitar a queda de frutos jovens

Cuidados com as plantações de coqueiros para evitar a queda de frutos jovens

por Correio do Maranhão
0 commentar

Existem vários fatores que determinam a causa da queda dos frutos jovens do coqueiro. Para a  pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Joana Maria Santos Ferreira, esse é um dos  mais importantes problemas que afetam os coqueirais do Brasil. Para ela, as plantações sofrem com as baixas temperaturas solar e temperatura; períodos prolongados de seca (estresse hídrico), o que geram problemas para a frutificação das plantas.

A pesquisadora diz que “É comum a planta em estresse emitir um grande número de flores femininas. Esse excesso na emissão faz com que muitas dessas não sejam fecundadas e, não havendo fecundação, entram em processo de abortamento natural, adquirem coloração marrom-escura, secam e ficam deixados presas no cacho “, explica a pesquisadora.

A queda de frutos novos também é fornecida em função dos danos causados ​​por pragas (insetos, ácaros, doenças), agentes que, ao atacarem uma estrutura vegetal, deixam marcas que denunciam sua presença, um exemplo de dejetos presos em fios de seda, galerias , necroses, manchas, podridões etc., sintomas específicos de cada espécie / doença e diferentes do secamento dos frutos. Nesses casos é importante a presença de um técnico especializado na cultura para orientar a medidas que o produtor deve tomar.

Por: Nordeste Rural

Related Articles

Deixe um Commentario