Home RURAL A importância da adubação orgânica na fruticultura e em outras aplicações agrícolas

A importância da adubação orgânica na fruticultura e em outras aplicações agrícolas

por Correio do Maranhão
0 commentar

A matéria orgânica do solo é o componente que confere qualidades importantes para o crescimento das plantas. A agricultura do tipo orgânico tem por base o manejo de pragas e doenças sem o uso de agrotóxicos e a substituição de adubos químicos solúveis por outros. Esse sistema de cultivo é menos agressivo ao solo e ao ambiente.

Os resíduos diversos (palhas, cascas, estercos, sementes, carcaças etc.) que chegam até o solo processa um processo natural e importante de degradação, realizado pela ação de minhocas e principalmente microrganismos, lactic na matéria orgânica. A compostagem é uma técnica que acelera esse processo, gerando um adubo orgânico de elevado valor agregado.

O valor econômico do adubo orgânico é muito bom, devendo ser considerado sobre vários aspectos o preço na venda, a redução no consumo de fertilizantes solúveis, o aumento da produção vegetal e o valor agregado dos produtos gerados em sistemas produzidos ou menos agressivos ao meio ambiente . Além do aspecto nutricional das plantas e do ambiente, uma compostagem contribui como fator de educação da população das comunidades e dos municípios.

O adubo orgânico resultante da compostagem pode ter diversas aplicações, como hortas, fruticultura, produção de grãos, parques e jardins, reflorestamento, recuperação de áreas degradadas etc. Na fruticultura, pode ser usado na formação de substrato para mudas, no plantio dessas e em cobertura.

Por: Nordeste Rural

Related Articles

Deixe um Commentario