Home RURAL Brasil se prepara para colher a maior safra de grãos da história

Brasil se prepara para colher a maior safra de grãos da história

por Correio do Maranhão
0 commentar

O Brasil deverá colher a sua maior safra de grãos da história em 2021/2022, com produção estimada de 288,6 milhões de toneladas, 14,2% superior à da safra 2020/2021. Já a área plantada deverá crescer 3,6% em relação à safra anterior, enquanto a produtividade esperada deverá apresentar variação positiva de 10,2%. Os dados são do levantamento realizado pela  Companhia Nacional de Abastecimento – Conab.

Preços de produtos agrícolas pagos aos produtores – A soja foi o produto que apresentou a maior variação de preços no período analisado, de 47,1%, seguido pelo milho (32,2%) e pelo arroz (26,1%). No caso da soja e do milho, incremento nas exportações, associado com a valorização do dólar frente ao real, contribuíram para o aumento das cotações dessas commodities. Já os preços do arroz foram influenciados, além do aumento das exportações, pelo crescimento da demanda interna.

Preços de produtos da pecuária pagos aos produtores – de janeiro a setembro de 2020 e 2021, o preço dos suínos (peso por kg vivo) apresentou a maior variação positiva de preços, com evolução de 44,4%, seguido do boi gordo com prazo de pagamento à vista e para 30 dias e do leite in natura (Figura 11). O aumento do preço dos suínos teve como motivo principal a maior demanda interna, com a carne suína, juntamente com a de frango, aparecendo como substituta da carne bovina, de preço mais alto. O aumento do boi gordo segue tendência observada desde princípios de 2020, devido ao maior volume exportado de carne, principalmente para a China, cujos preços foram favorecidos pela forte desvalorização do real. Ovos e peixe tambaqui foram os únicos produtos que apresentaram variação negativa, de 13,3% e 1,7%, respectivamente.

Por: Nordeste Rural

Related Articles

Deixe um Commentario