Home TECNOLOGIA Gestão financeira: Como a tecnologia pode ser sua aliada

Gestão financeira: Como a tecnologia pode ser sua aliada

por Correio do Maranhão
0 commentar

Na hora de organizar as finanças toda ajuda é bem vinda e a tecnologia está aqui para isso

Em um passado não tão distante era difícil de imaginar que poderíamos controlar as nossas finanças através da internet. Sair de casa para sacar dinheiro e pagar contas ou até mesmo receber a fatura por carta, fizeram parte de nossas vidas por muito tempo, mas isso está mudando com o avanço diário da tecnologia.

Caroline Civiero D’Agostini Gomes, empresária e associada do Sicredi e dona da Ge Gomes em Medianeira, lembra que desde os 12 anos acompanhava seu pai nas idas a instituições financeiras depois de um dia de trabalho. “Todos os dias fazíamos o mesmo trajeto com grandes quantias de dinheiro, e quando lembro disso me choco o quanto era perigoso caso alguém reparasse em nossa rotina”, relembra Caroline da época que trabalhava com seu pai em um posto de gasolina.

“Antes de surgirem os aplicativos e sites de instituições financeiras, sair de casa para resolver assuntos monetários era inevitável, mas agora com a tecnologia conseguimos economizar tempo, tratamos tudo com facilidade e além de tudo em segurança”, comenta a empresária.

Segurança

Como tudo que é novo, a tecnologia também pode nos deixar inseguros. Confiar em algo que não podemos tocar e nem ver como o dinheiro em espécie pode parecer suspeito. Mas cada vez mais a internet está ganhando a nossa confiança.

Essas mudanças não aconteceram de um dia para o outro, pois primeiro aprendemos a confiar em cheques, caixas eletrônicos, máquinas de cartão e por fim a internet.

Para Caroline a ambientação em usar a internet como ferramenta para gerenciar o seu dinheiro e seu negócio foi muito rápida, mas ela confessa que no começo sentiu um pouco de medo com essa novidade. “Hoje em dia temos reconhecimento facial e digital, chave de segurança e senhas, então me baseando na minha experiência, a internet me passa segurança, mas mesmo assim não deixo de tomar cuidado com links suspeitos que recebo por email e SMS”, comenta a associada do Sicredi.

Então não se esqueça: não abra links recebidos em e-mails ou SMS de origem desconhecida, pois instituições financeiras não usam esses meios de comunicação para enviar links. Mas se você receber, desconfie e fale com o gerente imediatamente, pois na grande maioria das vezes se trata de golpes com objetivos de roubar senhas e outros dados.

Poder de compra e venda

Panfletos e jornaizinhos de mercado não são tão comuns como antes, mas isso só veio para ajudar o consumidor. Quando estamos nos planejando para comprar algo, a internet também está do nosso lado, pois através de sites e aplicativos podemos comparar preços e produtos em diferentes lojas.

Além de poder fazer pesquisas mais eficientes dos preços, a forma de pagar também está cada vez mais simples, então andar com dinheiro físico está se tornando menos comum. Caroline conta que em seu centro de estética os clientes se sentem confortáveis em fazer transferência de dinheiro logo depois do atendimento, e ela como proprietária consegue verificar o pagamento instantaneamente através do celular.

Vale lembrar que em 2020, entrou em operação o PIX, que é o sistema de pagamentos e recebimentos de recursos que trouxe ainda mais segurança e praticidade às transações financeiras de pessoas físicas e jurídicas. Parece muito bom para ser verdade, mas o PIX tem ganhando a confiança dos brasileiros e facilitado a vida de muitos.

Gerenciamento de finanças

“Eu lembro de quando tínhamos que esperar a fatura chegar por carta ou ligar no 0800 e escutar a fatura pelo atendente, mas agora eu consigo acessar tudo pelo meu celular onde e quando quiser”, comenta Caroline.

Agora com tanta facilidade, até acabamos esquecendo da época que era comum ter um bolo de notas fiscais ou uma caderneta para poder anotar todos os gastos. Com o acesso ao celular 24 horas por dia, ficou muito mais fácil controlar os gastos e economizar com base no que aparece na fatura.

Uma grande ferramenta que pode ser usada é o agendamento de pagamentos para aqueles que gostam de praticidade e também o pagamento de boletos pelo aplicativo. Desta forma é mais acessível para visualizar para onde o seu dinheiro está indo.

Mas como usar a internet com segurança?

Sabemos que quando se trata de dinheiro sempre devemos tomar muito cuidado, então separamos algumas dicas que podem te ajudar a usufruir dos vários benefícios que a tecnologia pode te oferecer:

  • Senhas: não use senhas fáceis como sequências ou datas de aniversário. Mesmo que seja difícil de lembrar, crie um padrão de senhas que só você pode saber
  • Não abra links recebidos em e-mails desconhecidos ou em mensagens de SMS sobre cobrança.
  • Nunca salve senhas no bloco de notas ou envie elas por mensagem.
  • Use todas as formas de segurança que o seu celular oferece, como reconhecimento facial, digital e senha.

Por: G1

Related Articles

Deixe um Commentario