Home Maranhão Conheça a vovó de 95 anos que malha 3 vezes por semana: ‘Sempre respeitei meu corpo e isso me preservou de excessos’

Conheça a vovó de 95 anos que malha 3 vezes por semana: ‘Sempre respeitei meu corpo e isso me preservou de excessos’

por Correio do Maranhão

Celutina Lisbôa começou a praticar exercícios aos 82 anos para se manter ativa. Hoje, faz sucesso na academia e dá dicas para um envelhecimento saudável.

Ter 95 anos de idade não é impedimento para dona Celutina José Gedeon Lisboa Soares, a dona Cecé, deixar de ir para a academia pelo menos três vezes por semana. É assim há, pelo menos, 12 anos no bairro Recanto dos Vinhais, em São Luís.

Dona Cecé nasceu em Cururupu, a 465 km de São Luís, em maio de 1926. Atualmente, mora com a família e disse ao g1 que, quando está na academia, se exercita cerca de 1h15 por dia.

“Eu respeito meu corpo como se ele fosse um copo de cristal, que é meu corpo, com um vinho bordô lindíssimo, que é a minha alma. Então, isso me preservou de excessos”, disse.

Excessos esses que foram evitados ao comer e beber, por exemplo, mas que eram até bem-vindos quando se tratava de buscar conhecimento, novidade e boas experiências.

Ao longo de 95 anos, o mundo mudou muito. Dona Cecé viveu em épocas em que o mundo guerreava, ditaduras foram instaladas, democracias se construíram e doenças arrasavam populações.

“Aos 22 anos eu me casei. Tive meus filhos em São Luís e eu era como as mulheres daquela época: era dona de casa. Então, 12 anos depois, meu marido morreu em um acidente no Rio de Janeiro. Nessa época, eu já tinha começado a trabalhar com publicidade e foi como eu consegui sustentar minha família sem meu marido. Quando meu caçula fez 18 anos, eu me casei novamente com um grande amigo que foi meu companheiro por 39 anos”, resume dona Cecé.

No final da manhã de exercícios, dona Cecé deu uma dica valiosa de longevidade para o repórter, que serve para todo mundo: “Cada pessoa deve viver o agora. A pessoa precisa se conhecer e entender o que para ela é valor. Se os valores são factíveis e podem desaparecer, ela não tem nada. Se ela cultiva o saber, a beleza, a amizade, ela vive mais. Sobretudo, eu me amo, me respeito e respeito a necessidade que eu tenho de viver feliz, conclui dona Cecé, sorrindo.

Segundo o geriatra Márcio Esteves, além de ter um objetivo de vida, existem outros pilares para um envelhecimento saudável: praticar exercícios físicos e ter amigos por perto. É que quando o idoso se isola, fica vulnerável.

“O envelhecimento saudável depende muito de uma reserva que a gente faz antes da terceira idade. Como, por exemplo, com atividade física regular, alimentação saudável, conviver com outras pessoas, buscar aprender coisas novas e procurar um geriatra pra buscar essa orientação”, diz o doutor.

Dicas envelhecimento com saúde


Mexa-se! A primeira dica é a atividade física. Pode ser uma caminhada leve. Um passeio com tranquilidade. O importante é ter o corpo sempre em movimento. A nossa máquina precisa se mexer. O fundamental é aliar atividade física com alimentação saudável.
Relacione-se! Não abandone as interações sociais. É importante jogar conversa fora e interagir com outras pessoas. Você cuida da saúde mental quando está com o papo em dia. E quando coloca para fora os seus sentimentos.
Cuide-se! Nossa última dica está no cuidado com os detalhes. Não se esqueça que a idade chegou e que o seu corpo mudou. Portanto, aquela atividade pesada que você fazia em casa – como limpar o telhado, por exemplo – não será uma boa na terceira idade. Peça ajuda. E tenha cuidado com todas as atividades corriqueiras.

Por: g1 MA

Related Articles

Deixe um Commentario