Home RURAL Orientações para produzir cogumelos comestíveis

Orientações para produzir cogumelos comestíveis

por Correio do Maranhão
0 commentar

Algumas espécies de cogumelos podem servir como alimento, oferecendo vários benefícios à saúde, pois possuem alto teor de proteínas e são ricos em vitaminas, minerais, potássio, ferro, entre outros elementos. Os cogumelos comestíveis são alimentos com características nutritivas na prevenção de doenças.

Há alguns anos, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília – DF) trouxe para o Brasil uma técnica chinesa capaz de baratear e melhorar a produção de cogumelos comestíveis. A técnica Jun-Cao (Ju significa fungo e Cao, gramínea) utiliza substrato de capim, junto com outros nutrientes para o cultivo dos cogumelos, substituindo o cultivo tradicional, que usa troncos de árvore ou serragem.

Para a pesquisadora da Embrapa, Arailde Fontes Urben essa técnica traz como o baixo custo para sua adoção e um ciclo menor de produção: com o método Jun-Cao, o ciclo vegetativo dos cogumelos é de apenas dois meses , enquanto pela técnica tradicional é de um ano.

A técnica chinesa utiliza como substrato produtos simples ou resíduos orgânicos, normalmente capim triturado e, em quantidade menor, o resíduo de arroz, o gesso agrícola e água. Depois é colocada em sacos e a mistura é submetida a tratamento térmico, numa temperatura de até 121 ° C. Com o método Jun Cao, o cultivo de cogumelos fica muito mais econômico além de ajudar na preservação do meio ambiente.

Por: Nordeste Rural

Related Articles

Deixe um Commentario