Home MaranhãoMARANHÃO Cumbre Vieja: o que se sabe sobre a erupção que pode impactar o Brasil

Cumbre Vieja: o que se sabe sobre a erupção que pode impactar o Brasil

por Correio do Maranhão
0 commentar

Vulcão já destruiu dezenas de residências, mas não há registro de vítimas; Primeiro-ministro espanhol acompanha a evacuação local

Menos de 24 horas depois de entrar em erupção, o vulcão Cumbre Vieja deixou um rio de lava que já afeta casas na ilha de La Palma . Segundo o prefeito de El Paso, aquela região já está completamente evacuada e não há informações sobre vítimas. Centenas de pessoas foram evacuadas. O mesmo não se pode dizer em relação às infraestruturas, uma vez que cerca de 20 casas “estão completamente destruídas”, segundo Javier Rodríguez Fernández. Informações desta segunda-feira  indicam que a lava já teria afetado até uma centena de habitações.

A situação na zona de La Palma pela erupção “é devastadora”, afirmou o presidente do Conselho Municipal de La Palma.

“Um fluxo de lava com uma altura média de seis metros corrói literalmente casas, infraestruturas, colheitas que encontra no caminho” explicou Mariano Hernández Zapata. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, viaja hoje para La Palma.

As autoridades espanholas planejam retirar das zonas de La Palma mais expostas à erupção do vulcão entre 5 mil e 10 mil pessoas. Durante a madrugada, forças de segurança  não pararam de trabalhar na evacuação dos moradores.

A maioria dos moradores evacuados estão num quartel em Peña Bajo. A Guardia Civil mobilizou mais de 120 agentes, de diferentes unidades, para ajudar no esquema de evacuação. As autoridades afirmam que há várias estradas afetadas pela erupção, estando algumas delas fechadas ao trânsito por precaução.

A Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) publicou uma nota técnica nesta sexta-feira sobre o risco de um tsunami atingir a costa brasileira em caso de erupção do vulcão. No documento, a instituição afirmou que, apesar de existir um risco e de ele ser estudado desde 1999, a probabilidade de o fenômeno ocorrer é muito baixa.

O primeiro-ministro português, Antônio Costa, enviou no domingo à noite uma mensagem de solidariedade ao seu homólogo espanhol e manifestou a disponibilidade de Portugal para fornecer apoio. Também o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, manifestou no domingo solidariedade para com o seu homólogo das Canárias, Ángel Torres Pérez, e ofereceu ajuda.

A ilha espanhola de La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do arquipélago das Canárias e encontra-se a 460 quilômetros da ilha portuguesa da Madeira e 1.428 quilômetros da ilha do Sal (Cabo Verde).

De acordo com a agência Lusa, os técnicos analisam a evolução da erupção e os dados recolhidos para fazerem previsões para onde o magma do vulcão pode avançar.

As próximas retiradas de população dependem disso, se necessário, acrescentou o presidente do Conselho Municipal de La Palma. “Esperamos que a lava respeite, que seja benevolente e se dirija para o litoral, causando o mínimo de impactos possível”, disse Zapata.

Zapata apelou à “responsabilidade e bom senso”, perante o fato de “muitas pessoas” se aproximarem da zona da erupção, causando “problemas” nos esforços de evacuação. “Haverá tempo para ver o vulcão”, afirmou.

O que se sabe até agora

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, na comunidade autônoma espanhola das Canárias, entrou em erupção às 11h12 no horário de Brasília (15h12, no horário local) deste domingo,  na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana de registro de milhares de atividades sísmicas na região. O complexo vulcânico de Cumbre Vieja não entrava em erupção desde 1971.

Por: Agência O Globo

Related Articles

Deixe um Commentario