Home ESPORTE Lateral, volante e atacante: reforço do Botafogo, Rafael traz versatilidade na volta da Europa

Lateral, volante e atacante: reforço do Botafogo, Rafael traz versatilidade na volta da Europa

por Correio do Maranhão

Quase 15 anos depois, jogador retorna ao futebol brasileiro após passar por Inglaterra, França e Turquia. Na bagagem, leva experiência e repertório de quem atuou no nível mais alto do esporte

Rafael não volta ao futebol brasileiro apenas 13 anos mais velho. O jogador foi para o futebol europeu antes dos 18 anos como um jovem lateral-direito. Agora, retorna mais experiente e versátil como atleta depois de jogar também no meio de campo e no ataque.

No estrangeiro, o momento da carreira mais acompanhado pelos brasileiros foi nas temporadas pelo Manchester United, de onde ele saiu em 2015. De lá para cá, Rafael se desenvolveu na França e na Turquia para não ficar preso apenas ao lado direito da defesa. O próprio jogador falou sobre isso na entrevista coletiva de apresentação no Botafogo.

– Todo mundo sabe que sou lateral, mas o Enderson vai ver o que precisa. Eu, sinceramente, gosto de jogar de lateral e de segundo volante. Joguei muitas vezes de ponta na Europa, mas minhas duas posições preferidas são essas. Vai depender da escolha do professor e da minha adaptação com a equipe – explicou.

Para saber mais sobre os outros passos da carreira de Rafael na Europa, o ge foi atrás de quem acompanhou de perto, tanto na França quando na Turquia. A começar por um ex-companheiro que dividiu o campo com o botafoguense, o zagueiro Léo Duarte. Eles disputaram juntos a última temporada pelo Istanbul Basaksehir.

– Aqui, ele atuou dessa forma e foi muito bem quando precisou se adaptar à posição de volante. Além disso, ele também atuou como ponta, jogando na frente do lateral. Ele tem muita inteligência e bagagem para atuar em posições diferentes – disse ao ge.

– É um lateral completo, que sabe marcar bem e sabe apoiar bem. Ele tem bastante força física e velocidade também, além de sempre dar a vida dentro de campo – completou.

Depois de deixar a Inglaterra, Rafael jogou no Lyon e no Basaksehir. A experiência em outras posições no campo veio principalmente na Turquia, onde o atleta atuou muitas vezes como segundo volante. No total, foram mais de 300 jogos e sete gols no Velho Continente.A chegada do Rafael foi uma surpesa muito grande para o futebol turco, porque ele ainda era jovem e estava jogando em altíssimo nível. A chance de jogar a Liga dos Campeões provavelmente teve muito peso nessa decisão, além dos brasileiros que estavam no time. Ele jogou 21 partidas, foi titular em 18 e deu uma assistência. Ele sempre se mostrou muito voluntarioso e era uma das principais armas do time

Por: Thayuan Leiras 

Related Articles

Deixe um Commentario