Home Piaui Piauí tem a 5ª maior quantidade de focos de incêndio do país em setembro

Piauí tem a 5ª maior quantidade de focos de incêndio do país em setembro

por Correio do Maranhão
0 commentar

Grandes incêndios já foram registrados nas regiões Sul e Norte do estado nos primeiros nove dias do mês. Fogo gera riscos aos biomas da região e à saúde de pessoas e animais.

O Piauí concentrou nos primeiros nove dias de setembro quase 8% do total de focos de incêndio registrados no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ao todo, já foram 776 focos de queimadas registrados no estado, a 5ª maior quantidade entre os estados.

A cidade de Pimenteiras, cidade a 260 km de Teresina, liderou em quantidade de focos de incêndio registrados nos primeiros dias do mês: 74 focos, sendo 9,5% do total registrado no estado. Segundo a prefeitura do município, os incêndios não estão ameaçando

Do dia 1º de janeiro a 9 de setembro, Uruçuí, 460 km ao Sul da capital, teve a maior quantidade de queimadas registradas pelo Inpe. A cidade concentrou quase 10% do total no estado nesse período, com 449 focos de fogo.

Grandes incêndios no estado

Devido aos focos, dois grandes incêndios foram registrados na região Norte e Sul do estado.

No Sul do estado, em São Raimundo Nonato, famílias deixaram suas casas e o fogo ameaça avançar rumo aos Parques Nacionais Serra das Confusões e Serra da Capivara. Os bombeiros conseguiram controlar o incêndio nesta quinta-feira (9).

Entre as cidades de Milton Brandão e Buriti dos Montes, na divisa com o Ceará, o fogo queimou mais de 18 mil hectares de vegetação, atingindo propriedades rurais, tirando famílias de suas casas e matando animais. As chamas só foram controladas após 16 dias de trabalho dos bombeiros e brigadistas civis.

Por: Maria Romero, G1 PI

Related Articles

Deixe um Commentario