Home TECNOLOGIA Tecnologia de ponta permite tratamentos odontológicos mais seguros e sem cortes

Tecnologia de ponta permite tratamentos odontológicos mais seguros e sem cortes

por Correio do Maranhão
0 commentar

Técnica de cirurgia guiada para colocação de implantes é recomendada para pacientes diabéticos ou àqueles que têm medo de dentista

As inovações tecnológicas associadas aos tratamentos odontológicos têm feito muita gente esquecer aquela crença antiga de medo do dentista e de dor. Isso porque com essas novas técnicas, todo o processo passa a ser realizado sem o uso de bisturis, sem realização de cortes e, portanto, também sem necessidade de pontos.

De acordo com o professor e cirurgião-dentista Dr. José Márcio do Amaral, que é diretor do Instituto Implante Vida, Mestre e Especialista em Implantodontia e Coordenador dos Cursos de Especialização em Implantodontia da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), uma dessas novas técnicas, que está revolucionando os tratamentos de implantes dentários, é a cirurgia guiada.

“Essa técnica representa um avanço muito importante na área odontológica, pois vem atender às pessoas avessas a intervenções odontológicas convencionais e também àquelas que possuem dificuldades de cicatrização, como, por exemplo, os diabéticos”, comenta o especialista. “Além disso, a cirurgia guiada para colocação de implantes permite ao paciente um rápido retorno às atividades de rotina, o que torna a experiência no consultório muito mais confortável e segura, dispensando procedimentos incômodos com bisturis, cortes e pontos”, ressalta.

Tecnologia do início ao fim

A segurança do processo deve-se exatamente a toda tecnologia envolvida do início ao fim. Explicando o procedimento, primeiramente é realizada a tomografia computadorizada, onde é possível em imagem 3D ver a estrutura óssea, ou seja, se existe osso suficiente para a colocação do implante. Na sequência, toda a parte interna da boca do paciente é escaneada, gerando também uma imagem 3D que mostra a posição onde falta o dente que será reposto.  

“Com o auxílio de um software no computador, unimos as imagens que mostram a estrutura do osso e o espaço para o dente e simulamos digitalmente a posição ideal para colocação do implante. Sendo assim, no momento da cirurgia é possível saber o local exato onde o implante e dente deverão ser colocados. A partir desses dados criamos um guia em uma impressora 3D e este será o responsável por orientar exatamente a perfuração para colocação do implante no dia da cirurgia, evitando a necessidade de cortes e pontos”, explica Dr. José Márcio do Amaral. 

O resultado, segundo o cirurgião-dentista, é uma cirurgia com resposta inflamatória menor, sem edemas, hematomas e sem sangramento, respostas comuns nas cirurgias convencionais. Deste modo o paciente volta no dia seguinte às suas atividades profissionais e sociais, porque o pós-operatório é mínimo. “Sem dúvida, é uma tecnologia inovadora que vem atraindo pacientes do Brasil todo para nossos cuidados. É importante que as pessoas saibam da existência de técnicas como essas, que podem mudar sua vida e sua saúde dentária para muito melhor”, conclui.

Sobre o Instituto Implante Vida

Localizado em Santos (SP), o Instituto Implante Vida é uma clínica multidisciplinar que visa o bem estar do paciente, com atendimento nas especialidades de clínica geral, implantodontia, ortodontia, endodontia, periodontia, estomatologia, prótese, clareamento, harmonização facial e estética (lentes e contato em porcelana) e DTM. O atendimento conta com quatro consultórios, um centro cirúrgico, espaço para exames radiológicos e um andar inteiro destinado ao ILAB – Laboratório do Instituto Implante Vida.

A clínica conta com equipamentos modernos e tecnologia de ponta, que garantem a qualidade nos processos e impactam positivamente no resultado final de qualquer procedimento. A mais recente aquisição da clínica foi uma autoclave classe B, considerada a versão mais segura e eficiente para esterilização de materiais em todo o mundo. Seu sistema a vácuo permite que o processo de calor e pressão alcance todas as peças de maneira uniforme, inclusive na limpeza de itens embalados, cargas porosas, articuladas, utensílios com orifícios e cânulas.

Por: Da Reportagem

Related Articles

Deixe um Commentario