Home RURAL Como multiplicar a quantidade de manivas de mandioca para plantio

Como multiplicar a quantidade de manivas de mandioca para plantio

por Correio do Maranhão
0 commentar

O processo de propagação rápida da mandioca consiste na produção de manivas em estufa, possibilitando que os produtores tenham manivas de boa qualidade em um período de 35 a 45 dias para plantio em área definitiva. Essa técnica está sendo disseminada pela Embrapa e proporciona que pequenos produtores e comunidades indígenas tenham manivas de mandioca para plantio durante todo o ano. Essa técnica foi desenvolvida pelo Centro de Pesquisa sobre Agricultura Tropical da Colômbia – o Ciat.

Para a construção da estufa, o produtor pode usar materiais que têm na própria propriedade, como varas de bambu, além de plástico para estufa. Dessa forma, a tecnologia se torna acessível tanto para os grandes como para os pequenos produtores. É importante que o agricultor tenha orientação de um técnico agrícola para fazer a estufa.

Com a propagação rápida da mandioca, de uma planta adulta pode-se obter de 12 a 24 mil manivas. Pelo método utilizado pelos agricultores, uma planta adulta disponibiliza de 100 a 400 plantas, no mesmo intervalo de tempo. Isso elimina o custo do frete para buscar manivas em outras propriedades.

Por: Nordeste Rural

Related Articles

Deixe um Commentario