Home MaranhãoMARANHÃO Coreia do Norte pode ter reiniciado reator nuclear, diz órgão das Nações Unidas

Coreia do Norte pode ter reiniciado reator nuclear, diz órgão das Nações Unidas

por Correio do Maranhão
0 commentar

Agência da ONU ressalta que medida é ‘profundamente preocupante’

A Coreia do Norte pode ter reiniciado o reator nuclear de Yongbyon neste ano, informa a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), órgão das Nações Unidas, nesta segunda-feira (30).

O local, considerado o principal  centro nuclear do país, sempre foi usado para reprocessamento e para produção de plutônio e, segundo a Aiea, a medida é “profundamente preocupante”.

Desde 2009, os inspetores da agência da ONU foram impedidos de visitar as estruturas nucleares da Coreia do Norte pelo ditador Kim Jong-un . Por isso, as análises são feitas de maneira externa, com a ajuda de satélites. Conforme o comunicado, a reativação também seria comprovada por conta do lançamento de água resfriada do reator.

“Desde o início de julho de 2021, há indicações, incluindo a descarga de água de resfriamento, coerentes com o funcionamento do reator”, diz o relatório que ressalta que não havia movimentações do tipo por “quase três anos”, desde o início de dezembro de 2018.

As imagens mostraram que a estrutura, que serve de laboratório radioquímico do complexo de Yongbyon, funcionando por cerca de cinco meses, entre fevereiro e julho, sendo usada para fornecer calor à estrutura que faz reprocessamento das barras de combustível.

Por: Ansa

Related Articles

Deixe um Commentario