Home Piaui Governo anuncia ampliação do concurso da Polícia Militar do Piauí para mil vagas

Governo anuncia ampliação do concurso da Polícia Militar do Piauí para mil vagas

por Correio do Maranhão
0 commentar

Inicialmente, o concurso da Polícia Militar do Piauí ofertava 650 vagas para soldado e 40 para oficial. Com ampliação, número de vagas subiria para 1000. Inscrições encerram nesta quinta-feira (26).

O secretário da fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou que o governo do estado decidiu aumentar o número de vagas ofertadas pelo concurso da Polícia Militar. Segundo o secretário, o número vai subir de 690 para 1000 vagas. O Núcleo de Concurso e Promoções de Eventos (Nucepe) informou que não foi notificado sobre a ampliação de vagas.

As inscrições para o concurso se encerram nesta quinta-feira (26) e devem ser feitas pelo site do Nucepe.

O anúncio foi registrado em vídeo durante um evento com autoridades da cidade de Demerval Lobão. O secretário disse que a decisão havia sido tomada por Wellington Dias (PT) após consultar a equipe econômica.

O secretário declarou que o objetivo da ampliação é compensar a saída de policiais que estão se aposentando e aumentar de fato o efetivo, afirmando que o efetivo policial de Demerval Lobão deve ser dobrado com a decisão.

“É óbvio que o ideal era dobrar a quantidade mas não adianta dobrar a quantidade de policiais e não ter como pagar o salário dos servidores. É por isso que não é de uma vez, mas a gente vai ampliando aos poucos e esse vai ser o maior concurso da historia da PM. E para nomeação logo depois do curso de formação”, disse Rafael Fonteles.

Em entrevista ao G1, o secretário disse que a Procuradoria do Estado estuda uma forma legalmente viável de acrescentar as novas vagas.

Concurso da Polícia Militar do Piauí

Inicialmente, os editais ofereciam 650 vagas para o cargo de soldado, com taxa de inscrição de R$ 90, e 40 vagas para o cargo de oficial, com taxa de R$ 120. Com o anúncio, o número total de vagas sobe de 690 para 1 mil. Não foi detalhado se as novas vagas serão distribuídas entre oficiais e soldados.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Rubens Pereira, a maioria dos aprovados no concurso será enviada para o interior do Piauí, como forma de ampliar o policiamento em municípios do estado.

O concurso ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev) e da Nucepe, organizadora do certame.

Etapas do concurso

  • Prova escrita objetiva e dissertativa;
  • Exame de saúde (médico e odontológico);
  • Exame de aptidão física;
  • Avaliação psicológica;
  • Investigação social.

Provas

  • 10/10 – Prova escrita objetiva e dissertativa para o cargo de oficial da PM;
  • 31/10 – Prova escrita objetiva e dissertativa para o cargo de soldado.

As provas serão aplicadas entre 8h30 e 13h30.

Por: G1 PI

Related Articles

Deixe um Commentario