Home RURAL Você sabe que existe um mel diferente conhecido como Mel de Melato

Você sabe que existe um mel diferente conhecido como Mel de Melato

por Correio do Maranhão
0 commentar

Para produzir o mel floral, a abelha carrega o néctar das flores. Mas, no caso, do mel de melato, a matéria-prima utilizada pelas abelhas é um líquido doce, conhecido como melato e que é produzido pelo inseto cochonilha, que se associa às árvores de bracatinga – típicas do sul do Brasil – e dela suga a seiva.

Por muito tempo acreditou-se que ao carregar o melato, a abelha iria sujar o mel floral. Mas, pelo contrário, o mel produzido a partir do melato se tornou uma iguaria e passou a ter grande apreço dos consumidores internacionais, principalmente na Alemanha.

É esse produto, o Mel de Melato de Bracatinga que recebeu o registro de Indicação Geográfica, na espécie Denominação de Origem, Planalto Sul Brasileiro. A concessão foi publicada na edição n° 2637 da Revista da Propriedade Industrial.

De coloração mais escura, maiores teores de açúcares, nitrogênio e minerais, maior pH, o Mel de Melato apresenta mais efeitos benéficos à saúde quando comparado aos méis florais pela presença de compostos bioativos e potencial antioxidante. Apesar da maior concentração de açúcares, o mel do melato apresenta menores quantidades de frutose e glicose e não cristaliza como o mel floral.

Suas características únicas são resultado da presença das enzimas das abelhas produtoras de mel, além das enzimas derivadas das secreções das glândulas salivares e do intestino das cochonilhas.

Por: Nordeste Rural

Related Articles

Deixe um Commentario