Home TECNOLOGIA Tecnologia é capaz de ler os pensamentos de pessoa com paralisia cerebral

Tecnologia é capaz de ler os pensamentos de pessoa com paralisia cerebral

por Correio do Maranhão
0 commentar

Mais uma pesquisa impressionante relacionada ao corpo humano acaba de ser desenvolvida por cientistas da Universidade da Califórnia, em São Francisco (UCSF). Nesse estudo, conseguiram desenvolver um circuito de eletrodos que foi implantado no cérebro de uma pessoa que teve um acidente vascular cerebral durante a adolescência. E o dispositivo conseguiu “ler” as respostas dadas pelo seu cérebro e transformá-las em frases numa tela.

Trata-se do primeiro ensaio clínico com essa tecnologia, que trabalhou com cerca de 50 palavras comuns e potencial de formular até mil frases diferentes. O homem de cerca de 30 anos, que usou o codinome BRAVO1 no estudo, atualmente utiliza um computador tátil e uma caneta presa a um boné para conseguir escrever lentamente e se comunicar.

A pesquisa é um passo em direção a descobertas que facilitem e agilizem a comunicação de pessoas que tenham sofrido paralisias do gênero. A ideia é que o circuito desenvolvido seja implantado sobre uma área do cérebro responsável pelos comandos do trato vocal. Assim, quando a pessoa envia os sinais correspondentes às palavras, a tecnologia é capaz de traduzi-las por meio de um algoritmo e transportá-las para a tela.

As palavras foram traduzidas com precisão média de 74%, com 15 palavras por minuto, e alcançaram um desempenho máximo de 93%, com 18 palavras por minuto.

Segundo Edward Chang, neurocirurgião que liderou o estudo, havia pesquisas anteriores no campo — algumas relacionada aos movimentos — mas que apenas trabalhavam com uma escrita letra a letra. Com essa pesquisa, conseguiram trabalhar um aspecto mais natural e dinâmico da fala. A equipe agora busca ampliar o vocabulário, a velocidade e precisão do sistema.

O que achou dessa novidade? Quantas vidas poderiam mudar por causa de pesquisas como essas? Deixe seu comentário!

Por: Henrique Artuni

Related Articles

Deixe um Commentario