Home TECNOLOGIA Como funciona a tecnologia do aspirador robô

Como funciona a tecnologia do aspirador robô

por Correio do Maranhão
0 commentar

Equipamentos são eficientes para limpeza dos pisos e para você ganhar tempo; quanto mais modernos e inteligentes, mais autônomos são esses robozinhos

Os robôs aspiradores de pó são uma grande ajuda para manter os pisos limpos, fazendo você ganhar tempo para cuidar do restante da casa. Quanto mais modernos, mais inteligentes e eficientes são esses robozinhos. O Shoptime explica como eles funcionam.

Quando você coloca seu robô aspirador para fazer a limpeza de um ambiente, ele utiliza alguns sensores na parte posterior, nas laterais e também na parte de baixo para ler o ambiente e detectar obstáculos, degraus e variações de piso, além de medir as distâncias em que precisa trabalhar. Ele identifica também as paredes, para fazer a limpeza dos cantos e delimitar sua área de atuação.

A maior parte dos modelos possui para-choques articulados, para que não haja danos aos objetos quando o aspirador bater, ainda que os sensores tenham o objetivo de evitar isso. O aspirador vai desviar e contornar cama, sofás e outros apoios mais robustos, mas pode se confundir com um pé fino de cadeira. Por isso, muitos aparelhos reduzem a velocidade quando se aproximam de algum objeto, para que ele possa empurrar levemente, caso encontre uma cortina, por exemplo.

Modelos mais recentes contam com sistema de câmeras, que trabalham em conjunto com os sensores para mapear com mais precisão o ambiente e para desviar de obstáculos novos ou menores, como uma criança brincando, um cabo de energia, um pet ou um cocô de cachorro que acabou de ser deixado no piso.

Equipamentos smart e que possuem recursos de inteligência artificial fazem um mapeamento mais aprimorado dos ambientes, podendo construir um mapa da sua casa toda. Dessa forma, quando são programados para limpar um cômodo em especial, o robozinho deixa sua base de carregamento e se dirige sozinho ao local, retornando quando acaba o serviço ou quando a bateria está terminando.

Essa é a principal diferença dos aspiradores robôs com perfil custo-benefício, que rodam o piso de forma aleatória. Eles costumam funcionar sem problema, mas você aumenta a eficiência do aspirador ao colocá-los para trabalhar um cômodo por vez, fechando a porta e retirando pequenos objetos, fios e cabos do piso.

Os aspiradores robôs trabalham com escovas giratórias, que varrem a poeira, sujeira e detritos para baixo do seu corpo, enquanto vão sugando para dentro de um reservatório. Este deve ser esvaziado manualmente ou, em modelos avançados, automaticamente pelo robô e sua base de carregamento.

Aparelhos smart e mais avançados saem na frente na eficiência por possuírem sensores também perto das escovas e do bocal de sucção, para identificar a pressão quando a sujeira sobe para a caixa. Assim, o robô interpreta se há necessidade de passar novamente pelo local ou se já não há mais nada entrando no recipiente.

Por: Shoptime

Related Articles

Deixe um Commentario