Home RURAL Pequenos produtores rurais estão cultivando mais o girassol

Pequenos produtores rurais estão cultivando mais o girassol

por Correio do Maranhão
0 commentar

Comumente usado na produção de óleo comestível e também como acessório de decoração, o girassol vem ganhando cada vez mais espaço entre produtores da agricultura famíliar. Implantado em consórcio com culturas alimentares, sobretudo leguminosas, o cultivo do girassol pode ser destinado à extração de óleo para a produção do biodiesel. O produtor interessado ainda pode contar com o apoio do governo federal, que vem incentivando a produção desse tipo de combustível por ser menos poluente do que os derivados do petróleo e ter origem em fontes renováveis.

A venda dos grãos do girassol ou do óleo já extraído para usinas produtoras de biodiesel  traz aumento de renda para os produtores familiares. Além disso, os resíduos da extração do óleo podem ser reaproveitados como alimento para animais ou como adubo. O pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Ivênio Rubens de Oliveira, diz que o cultivo do girassol pode ser implantado no sistema de consórcio, ressaltando que deve ser implantado como uma cultura alternativa, complementar às culturas alimentares já estabelecidas.

“Quando se trabalha com a agricultura familiar é normal que, entre as fileiras do girassol, se cultive outras plantas como o feijão, o amendoim, o feijão-de-corda e, em alguns casos, trabalhando bem o manejo de adubação, pode-se trabalhar o consórcio também com o milho”, exemplifica o pesquisador. ”

Por: Nordeste Rural

Related Articles

Deixe um Commentario